things that we see around

personagens de ônibus

eu fiz teatro por 13 anos, não é culpa minha se vejo personagens em qualquer lugar. hoje, especificamente, quero falar sobre uma personagem muito peculiar. primeiro, já aviso que a minha experiência em ônibus é extremamente limitada, e não entremos em detalhes sobre isso, como uma boa observadora, mesmo com a pouca experiência, consegui chegar a alumas conclusões sobre alguns espécimes que habitam esse meio de transporte público.

a velha chata:
esse personagem é extremamente interessante, sempre do gênero feminino, curiosamente só entra no ônibus em uma situação: quando ele está com todos os assentos ocupados e nenhum passageiro em pé. a velha chata, antes mesmo de passar a roleta, já olha para o ônibus inteiro com a sua excelente visão (acredita-se que tenha raio-x), enquanto seus olhos esquadrinham o ônibus - não atrás de um assento, pois ela sabe que estão todos ocupados, ela está atrás de sua presa, a pessoa mais jovem no ônibus - sua boca se torce, exibindo a ponta de sua língua mostrando o árduo trabalho de encontrar sua presa, eis que ela encontra, meus amigos! seus lábios contorcem-se em um sorriso de vitória, e ela caminha, fixamente, sem se desviar do alvo. lá no fundo do ônibus, ouvindo um mp-alguma coisa. você! parabéns!

você não é tão jovem que se negue a ceder o seu lugar à velha chata, entende o conceito de educação, nem é tão velho para também não ceder o lugar. você é apenas um adolescente, com uma mochila e tênis surrados, você está indo para a aula e vai ficar sentado muito tempo lá. - a velha chata não liga que você tenha trabalhado o dia inteiro e esteja indo para a escola a noite,que esteja morto de cansaço e que ela tenha passado a tarde inteira fofocando com a gertrudes enquanto tomavam chá no confortável sofá da sala de visitas. a velha chata é velha, e você é educado. uma presa perfeita.

a velha chata é discreta, ela não vai pedir que você se levante e ceda o seu lugar, ela vai, simplesmente, ficar de pé na sua frente olhando fixamente pra tua cara, se você a ignorar, ela vai começar a resmungar - eu sugiro que você levante logo - então, ela vai sentar sem dizer nem ao menos um "obrigada", e vai por no colo uma sacola enorme com o seu tricô - obviamente, ela não vai se oferecer para segurar a sua mochila, que está muito pesada, diga-se de passagem - e então você será a única pessoa em pé no ônibus, carregando uma mochila pesada. parabéns, você foi vítima da velha chata!

pretendo falar em outros posts sobre outros personagens muito interessantes: a tia gorda, o metaleiro, o operário, o velho tarado, as alunas da sétima série, o espertinho... e não se preocupe! logo logo, um guia completo sobre como desviar a atenção de todos eles!

post dedicado à todos aqueles que já foram vítimas da velha chata o/\o

=]