arrependimento.

Proposta de redação nº 7, Curso pré-vestibular Universitário - Extensivo - danne_elle ;p


Arrepender-se é um sentimento inerente ao ser humano. A capacidade de sentir-se mal por ter errado e o desejo de reparar o erro são características necessárias para o crescimento pessoal do homem, sem arrependermo-nos, não seriamos capazes de evoluir moralmente.

O ato de arrepender-se resulta da constatação de que um erro foi cometido e o sentimento de culpa que essa falta implica, sendo assim, acarreta a vontade de se corrigir, e é essa vontade, pois, que nos torna pessoas melhores. Desejar reparar um erro é o primeiro passo para mudar. A mudança está presente em todas as formas de evolução, e é através do arrependimento que alcançamos a evolução moral - evolui-se como pessoa buscando reparar os erros e agir corretamente.

É necessário lembrar que o arrependimento não é um sentimento agradável. Sentir-se errado e culpar-se nunca é algo prazeroso e muito menos redime nossos erros. Arrepender-se, e nada fazer sobre isso, é o mesmo que autodesignarmos, simplesmente, uma penitência indesejada. O arrependimento, por si só, não trás a evolução, trata-se de uma ferramenta, um degrau para alcançar essa mudança. O que realmente trás ao homem o crescimento pessoal é a reparação do mal causado, a prática do bem, que apenas originam-se no ato de arrepender-se.

Sabemos que quando nos arrependemos, sofremos. Entretanto, é de comum acordo que após reparar um erro sentimo-nos “leves”.Sem pecados, perdoamos a nós mesmos, e assim, podemos alcançar o crescimento: mudando, reparando um erro, modificando a realidade.


=]